O projeto Territórios do Cuidado busca fortalecer ações comunitárias voltadas para práticas de cuidado na capital mineira.


Mapeamento
Durante 12 meses, serão mapeadas 10 iniciativas em diferentes territórios da cidade, reconhecendo e valorizando experiências que promovem o bem-estar, a dignidade e a corresponsabilidade no cuidado.
Cursos
A partir desse mapeamento, serão realizados 8 laboratórios/cursos para capacitar e articular coletivos e trabalhadores do cuidado, e 5 Espaços do Cuidado com serviços e atividades culturais, de saúde e acolhimento, levando a temática diretamente às comunidades. O projeto culmina em um Seminário Final aberto ao público, onde serão apresentados os resultados e propostas de continuidade.

Política Municipal de Cuidados
Com foco especial no protagonismo feminino e na promoção da Política Municipal de Cuidados, a iniciativa visa construir uma cultura de cuidados coletivos, inclusiva e sustentável, unindo sociedade civil e poder público para transformar a forma como o cuidado é reconhecido e praticado em Belo Horizonte.

Viabilização
O projeto, viabilizado por meio de emenda parlamentar impositiva (vereadora Cida Falabella), é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).
Cronograma
18 de agosto
Lançamento do Edital
18 de agosto a 12 de setembro 19 de setembro
Período de inscrições
25 de agosto e 11 de setembro
Reuniões para tirar dúvidas (online)
7 de outubro
Divulgação dos resultados

O edital contou com a contribuição do Coletivo Etinerâncias e se inspirou no La Cuida, que trata o cuidado como eixo central das práticas culturais.
